quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Fotografia - Nova perspectiva do conhecimento sob o olhar das crianças.

Esc. Mul. Profº José Ribamar Barbosa – Escolas Conectadas - 2017



1.      Descrição do projeto:

Nome do autor:
                                   
Delzimar Rodrigues Cardoso
Nome da escola:

Esc. Mul. Profº José Ribamar Barbosa
Município e estado:

Divinópolis do Tocantins - TO
Ano/série da turma
em que o projeto será aplicado:

4º Ano “A”
Objetivos principais da proposta:

©      Estudar a história da fotografia;
©      Conhecer o processo de produção da imagem fotográfica;
©       Estimular diferentes formas de olhar....
©       Tirar fotografias utilizando técnicas básicas...

Como o tema e/ou a prática da fotografia serão abordados?
Descrever em um ou dois parágrafos

Através de slides no PowerPoint, nos quais estarão contidos, as habilidades a serem alcançadas(objetivos), a História da Fotografia, o surgimento da fotografia para o mercado, leitura e interpretação das imagens fotográficas e técnicas básicas de fotografia.
Outros professores serão envolvidos?
Caso sim, explicite como, em poucas palavras

Sim, a professora da turma, Keite Vicente de  Faria Alves, a coordenadora pedagógica Helly Kássia C. Neto de Amorim e Sandra Regina Ribeiro Modesto, assistente da sala de leitura.
Tempo estimado de aplicação
número de horas/aula, encontros, etc.

Dez aulas, duas para explanação do conteúdo e organização dos grupos e ensaio fotográfico, uma para tirar as fotos, outra para escolher e imprimir, mais duas para os grupos de alunos fazerem os slides, outras duas para confecção dos painéis, outra aula para apresentação do trabalho para os funcionários e alunos da U.E. A última para escolha das fotos das apresentações dos grupos e postagem no Facebook da escola e postagens dos slides no blog. Em todas as etapas de prática do projeto haverá o envolvimento direto dos alunos, inclusive nas postagens dos trabalhos.
Recursos necessários:
espaço físico, equipamentos, materiais, etc.

Sala de aula, pátio da escola, o bairro, data show, notbook, câmera fotográfica, celular e o ambiente em que cada grupo de alunos irão tirar as fotos acompanhados de um funcionário da escola.
Tecnologias digitais necessárias:
softwares, recursos online, etc.


Parâmetros de avaliação:
aspectos que serão observados em termos de processo e resultados

A participação, interesse e responsabilidade de cada aluno dos grupos formados.
Se utilizaram corretamente as técnicas que foram repassadas e a qualidade das atividades propostas, assim como a apresentação de cada grupo para a escola.
Como o projeto será socializado?
forma de compartilhamento das produções com colegas, escola, comunidade, etc. – site ou outros espaços na internet, apresentação oral, painéis, cartazes, classe, evento especial na escola, etc.).

Slides postados no blog, mural com as fotografias e fotos das apresentações no Facebook da escola.
Referências:
fontes de pesquisa utilizadas, se houver

Porto, Gabriella; A História da Fotografia,   
 Escandar, Nizar A Evolução da Fotografia: Entenda como surgiram OS estilos que você conhece hoje. https://blog.emania.com.br

Observações:
se houver
Os alunos amaram a aula e pediram a professora para quando passar trabalhos modificar a forma de fazer. A professora me disse que gosta de trabalhar utilizando o data show, e outras tecnologias, mas o data show estragou e não teve conserto, não há computadores na escola para trabalhar com os alunos, a internet da escola tem pouquíssima capacidade, entre outros entraves.




2.            Desenvolvimento do projeto:



2.1          As etapas do projeto:

A primeira etapa do projeto, foi o planejamento, depois a escolha da escola e turma, ir até a escola conversar com o gestor, coordenadoras e professora, para explicar sobre o mesmo e o que eu utilizaria para desenvolvê-lo. Logo após iniciou-se os trabalhos, com os alunos, foi pedida autorização aos pais para os alunos poderem sair da escola para realizar as atividades fotográficas, sendo que um grupo ficou na própria unidade de ensino.


2.2          As estratégias a serem empregadas:
Data: 14/11/2017 – 02 aulas
©      Conhecendo a História da Fotografia através de slides e fotos;
©      Ampliando os saberes sobre a evolução da fotografia;
©      Lendo e interpretando diversas imagens retiradas da internet;     
©      Conhecendo algumas técnicas básicas da fotografia;
©      Treinando as técnicas básicas;

2.3          As atividades que serão propostas ou construídas com os alunos:

©      Tirar fotografias; 22/11/2017
©      Escolher as melhores e imprimir; 23/11/2017
©      Fazer os slides no PowerPoint; 27-28/11/2017
©      Produzir o mural com as melhores fotos; 01/12/2017
©      Apresentar os trabalhos para a U.E – Culminância - 05/12/2017
©      Postar as fotos no Facebook e os slides no blog da escola. 01/12/2017

Trabalhar com projetos é gratificante. Os alunos ficam empolgados e constroem o seu conhecimento entre eles. O professor é somente solicitado, quando surge uma dúvida que não conseguiram resolver no grupo. Portanto, pretendo, como coordenadora pedagógica incluir este projeto na formação dos professores em 2018.



FOTOS EM ANEXO
ESCOLA PÚBLICA






Ilusões com perspectiva     
Objetos desproporcionais                           















            







Nenhum comentário:

Fotografia - Nova perspectiva do conhecimento sob o olhar das crianças. Esc. Mul. Profº José Ribamar Barbosa – Escolas Conectadas - 201...